segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Por que as nuvens de chuva são escuras?

Com medidas quilométricas, elas são espessas demais para deixar a luz solar passar .


Há nuvens que são brancas como algodão. Ao avistá-las no céu, ninguém se preocupa em pegar o guarda-chuva. Já as nuvens que nos avisam que devemos sair prevenidos são escuras.
Mas por que será que elas têm essa característica? As nuvens de tempestade são escuras simplesmente porque a luz solar não consegue atravessá-las. Chamadas de cúmulo-nimbo, elas atingem até 15 quilômetros de altura, têm, formando a sua parte inferior, um círculo com dez a 20 quilômetros de diâmetro e ficam a mais ou menos mil metros do chão.
A luz solar, quando bate em nuvens desse tipo, acaba sendo refletida, em grande parte, de volta para o espaço. Quem promove essa reflexão da luz são as pedrinhas de gelo e as gotas de água que formam as nuvens cúmulo-nimbo.
É verdade que uma parte da luz até passa para as camadas mais internas dessas nuvens. Só que, como a nuvem é muito espessa, a luz vai se extinguindo, se extinguindo e... Fica escuro na base delas, ou seja, na sua parte inferior, que é o que avistamos da superfície da Terra.
As nuvens brancas são mais finas do que as nuvens de tempestade. Por isso é que elas não são escuras. Sabemos que a luz se espalha por todas as direções na medida em que penetra na nuvem, que também é formada por gotas d’água e por gelo.
Só que, como as nuvens brancas não são tão espessas, menos luz é perdida no caminho, sobrando mais para emergir na base da nuvem. Por isso as vemos clarinhas.
Maria Assunção da Silva Dias
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Nenhum comentário: