sexta-feira, 3 de abril de 2009

Gás do efeito estufa bombeado pode atingir água do subsolo


Um estudo publicado na revista Nature revelou que 80% do gás do efeito estufa bombeado para o subsolo tendem a se dissolver na água subterrânea. Os pesquisadores acreditam que o gás voltaria à superfície e a medida não ajudaria no combate ao aquecimento global.


O bombeamento seria uma maneira de as fábricas, usinas e outros locais onde há grande produção de gás carbônico não prejudicarem o meio ambiente, uma vez que a substância ficaria "presa" debaixo das rochas. Segundo os pesquisadores da Universidade de Manchester, existem regiões do planeta onde o gás fica naturalmente guardado sob camadas de rocha.


Como não há estudos que comprovem o que acontece com a substância conforme o passar dos anos, ainda há dúvidas quanto ao seu destino. O processo de bombeamento precisa ser mais analisado para saber se vale a pena, segundo Werner Aeschbach-Hertig, pesquisador da Universidade de Heidelberg, na Alemanha.


No entanto, de acordo com o estudo, a tendência é que o gás se junte aos minerais, formando rochas conhecidas como carbonatos. Dessa maneira, a chance de um retorno do gás-estufa à atmosfera seria quase inexistente.

Nenhum comentário: